Notícias

Mais um militar: coronel do Exército assume Funarte

O coronel do Exército Lamartine Barbosa Holanda agora comanda a Funarte. Ele foi nomeado pelo Secretário Especial da Cultura, Mário Frias.

Constam em seu currículo cursos de roteirista na Escola de Cinema de São Paulo, de gestão de direitos do processo de financiamento de projetos audiovisuais com recursos públicos, além de outras formações ligadas à carreira militar. Ele já presidiu a Câmara de Comércio Brasil-Albânia.

Lamartine entra no lugar de Luciano da Silva Querido, que antes de comandar a funarte havia sido auxiliar de gabinete do vereador Carlos Bolsonaro.

Militarização

Em junho, o ministro Bruno Dantas do Tribunal de Contas da União decidiu pedir para o governo informações sobre quantos militares estão em cargos que poderiam ser ocupados por civis. Na ocasião, o ministro afirmou que “são constantes as alusões a uma possível militarização excessiva do serviço público civil. Trata-se de questão relevante, que tem levantado preocupação de setores importantes dos estudiosos da Administração Pública e também da sociedade”.

O levantamento demonstrou que aproximadamente 2,8 mil cargos comissionados do governo federal estão ocupados por militares ou policiais militares.

A militarização do governo preocupa também a cúpula das Nações Unidas. Na última segunda-feira (14), a alta comissária da Organização das Nações Unidas para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, criticou o crescente envolvimento de representantes das Forças Armadas ou das polícias militares na gestão pública no Brasil. A fala aconteceu durante a 75ª Assembleia Geral entre chefes de Estado e de governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: