Notícias

Mário Frias tenta influenciar na escolha do representante brasileiro no Oscar

O Secretário Especial da Cultura Mário Frias segue tentando influenciar na escolha do filme que representará o Brasil no Oscar 2021. Na semana passada, o Secretário propôs uma alteração no termo de cooperação com a Academia Brasileira de Cinema (ABC) para que o Governo Federal tivesse metade dos votos e a presidência da comissão que elege o representante brasileiro. A proposta foi rapidamente rechaçada, pois a ABC possui total autonomia na escolha.

Nesta segunda-feira, o presidente da ABC, Jorge Pellegrino, veio a público informar que Frias continua tentando influenciar na escolha do filme brasileiro candidato ao Oscar de 2021. De acordo com Pellegrino, Frias o ligou pessoalmente e disse “que não poderia se repetir o que ocorreu neste ano”, referindo-se à escolha do documentário Democracia em Vertigem de Petra Costa para supostamente representar o Brasil na premiação.

O Secretário não sabia que o documentário fora inscrito no Oscar pela produtora (Netflix) e não pela ABC. O filme que representou o Brasil na categoria Filme Internacional foi A Vida Invisível, do diretor Karim Aïnouz.

Frias também teria dito que o filme escolhido para 2021 “deveria estar alinhado com os objetivos do Governo Federal”. Se confirmada a ligação e o pedido, seria mais uma tentativa de influência ideológica em um órgão técnico e totalmente independente.

Em maio, a Procuradoria-Geral da República iniciou análise de suposto crime de advocacia administrativa cometido por Bolsonaro. Ele teria tentado interferir no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também na pasta da cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: