Notícias

Coronavírus afeta cultura brasileira

Com o aprofundamento da crise do coronavírus no Brasil, diversos eventos culturais começaram a ser cancelados ou adiados

Apesar de ter um grau de contagiosidade considerado moderado, o coronavírus se espalhou rapidamente pelo mundo. Agora, além de uma epidemia local na China e na Itália, o surto de Covid19 é considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Exposições, festivais, mostras, shows e oficinas estão sendo cancelados em todo o país. O Distrito Federal foi a primeira Unidade da Federação a suspender por completo eventos culturais, artísticos e esportivos. Com isso, o Museu Nacional da República, por exemplo, está de portas fechadas.

Um dos festivais mais tradicionais do País, o Festival de Teatro de Curitiba, que ocorreria de 24 de março a 5 de abril na capital paranaense, adiou o evento para setembro de 2020. O Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, também suspendeu todas as atividades.

Na Itália, onde o surto provocou quarentena nacional, espaços culturais têm transmitido espetáculos e exposições através da internet. É o caso do Teatro La Fenice, em Veneza e da Filarmônica de Milão. Na China, os museus têm feito postagens diárias acerca de obras de arte e de peças museológicas, afim de manter o público interessado mesmo à portas fechadas.

Trabalhadores da cultura que atuam em contato com o público devem estar especialmente atentos aos sintomas, que são parecidos com os de uma gripe, com febre, tosse e dificuldade para respirar. Lembrando que o período de incubação do vírus pode ser de 2 a 14 dias.

As recomendações do Ministério da Saúde são:

    • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
    • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
    • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
    • Ficar em casa quando estiver doente.
    • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
    • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: