Notícias

Projeto que cria Certificado do Artesanato Brasileiro será votado nesta quarta-feira

O Projeto de Lei nº 256-2015 de autoria da Senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) foi colocado em pauta na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, em caráter terminativo.

O projeto quer instituir o Programa de Certificação do Artesanato Brasileiro. A ideia é que o certificado emitido pelo programa ateste a origem da peça de artesanato, além de sua efetiva condição de produto artesanal. O programa também prevê atividades de orientação e capacitação dos produtores, para que possam aderir ao programa e pleitear a certificação.

A autora justifica o projeto, afirmando que o artesanato contribui para a afirmação de uma ampla gama de valores culturais e sociais. A Senadora também relembrou o papel econômico da produção artesanal: ” o artesanato mostra-se relevante opção para os segmentos sociais menos favorecidos economicamente e para as regiões menos desenvolvidas.”

Na justificativa do projeto, dois programas semelhantes são citados como inspiração ao PL: o programa “A Bahia Feita à Mão”,  que criou o primeiro selo governamental voltado ao setor do artesanato; e o selo “A Paraíba em Suas Mãos”, que certifica os produtos dos artesãos paraibanos.

O relator na Comissão, Senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), deu parecer positivo para o projeto. Em seu voto, afirmou que “a certificação de origem e qualidade do produto artesanal contribui para a sua valorização cultural e para a sua distinção no mercado.”

A proposta foi protocolada em 2015, e desde então já foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, e na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A votação na Comissão de Assuntos Sociais está marcada para o dia 19/02/2020.

Foto em destaque: Sumaia Villela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: