Notícias

Paraty ganha título mundial, mas Governo Federal não entrega prêmio

A entrega do título de Patrimônio Mundial da UNESCO a Paraty ainda não aconteceu. A cerimônia de entrega estava inicialmente prevista para ser realizada em 29 de agosto. Mas ela foi cancelada pelo Ministério da Cidadania, sem nenhuma previsão de nova data.

A cidade enviou ofícios para os órgãos responsáveis tentando marcar outra data para a solenidade, mas apenas o IPHAN respondeu, informando que escolha da data depende da agenda dos ministros da Cidadania e do Meio Ambiente.

A própria UNESCO já informou que está aguardando “confirmação por parte das autoridades brasileiras para realizar o agendamento”.

A região foi declarada como ambiente de proteção das Nações Unidas em 5 de julho, em reunião do conselho da entidade em Baku, no Azerbaijão. Além do centro histórico de Paraty, a região protegida pelas Nações Unidas compreende quatro áreas de preservação: o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.

O tombamento dessas áreas como Patrimônio Mundial pode não ter agradado Jair Bolsonaro, que queria transformar a estação ecológica de Tamoios, vizinha à área premiada, em uma “Cancún brasileira”. Em 2012, Bolsonaro foi multado por pesca irregular na estação de Tamoios. Desde então, iniciou campanhas para rever os parâmetros de proteção ambiental do lugar.

Foto: Creative Commons/Flickr/deltafrut

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: