Notícias

Diretor que atacou Fernanda Montenegro é o novo Secretário Especial da Cultura

O Presidente Jair Bolsonaro acaba de nomear Roberto Alvim para o cargo de Secretário Especial da Cultura. Alvim atuava como diretor no Centro de Artes Cênicas da Funarte.

No fim de setembro, Alvim atacou verbalmente a atriz Fernanda Montenegro, xingando-a de “mentirosa” e “sórdida”. Nos últimos dias, Alvim articulou a demissão do maestro Miguel Proença da Funarte, acusando-o de defender a atriz em suas redes sociais.

Alvim assume publicamente que quer implementar a agenda conservadora na produção artística nacional, que, segundo ele, vive “momento crucial no combate cultural”. Nas palavras do próprio diretor, a ideia é utilizar o governo para criar uma “máquina de guerra cultural”.

Roberto Alvim é muito criticado por adotar uma postura abertamente ideológica, defendendo o alinhamento total da classe artística ao Bolsonarismo. Em setembro, afirmou que está formando um “exército de grandes artistas espiritualmente comprometidos com nosso presidente e seus ideais”. Segundo ele, todos estes estariam dispostos a “dar suas vidas pela edificação do Brasil, através da criação de obras de arte que redefinam a história da cultura nacional”.

Ricardo Alvim não tem boa relação com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, que trabalhava para que seu nome não fosse indicado na Secretaria Especial. O empasse foi resolvido quando Bolsonaro enviou a pasta da cultura para o Ministério do Turismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: