Notícias

Redação do ENEM levanta discussão sobre democratização do cinema no Brasil

O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Mesmo com o presidente Jair Bolsonaro afirmando que o tema da redação desse ano não seria politizado, é difícil pensar a democratização do acesso ao cinema sem esbarrar na análise das desastradas políticas culturais do governo federal.

O corte de recursos, a censura prévia, o desmonte da Ancine e a escolha de gestores sem experiência na área são medidas que vão em sentido contrário à democratização do acesso ao cinema, tema da redação desse ano. Essas e outras atitudes do Governo Federal contrariam até mesmo a Constituição Federal de 1988, que garante acesso pleno à cultura.

Também causou surpresa em muitos candidatos o fim do Ministério da Cultura (MinC), extinto por Bolsonaro em janeiro. Segundo noticiado pela revista Época, muitas redações citaram o MinC como um agente importante para a democratização do acesso a bens culturais. Os candidatos erraram sobre a existência do MinC, mas acertaram sobre seu potencial: de acordo com ex-Ministros da Cultura, a pasta desempenhava papel primordial na ampliação do acesso à cultura e às artes.

Uma outra discussão levantada pela redação do ENEM é a distribuição geográfica extremamente desigual dos aparelhos culturais, especialmente salas de cinema. Dados de 2016 divulgados pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (Sniic) apontavam o funcionamento de 3.189 salas de cinema do país, concentradas em grandes centros urbanos, principalmente no Sul e no Sudeste. As regiões Norte e Nordeste apresentam menor número dos espaços destinados à exibição de filmes, e muitas cidades não possuem nenhuma sala de cinema.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: