Notícias

Quem é o novo Secretário Especial de Cultura?

A Secretaria Especial da Cultura foi criada após a extinção do Ministério da Cultura. Está subordinada ao Ministério da Cidadania e é responsável por gerir as políticas culturais federais.

O secretário anterior, Henrique Pires, saiu de cena insatisfeito com o viés autoritário do Governo Federal.  Subordinado ao Ministro Osmar Terra, o gestor não concordou com suspensão de edital com linha LGBT.

—  Eu não vou fazer apologia a filtros culturais —  disse —  Para mim, isso tem nome: é censura. Se eu estiver nesse cargo e me calar, vou consentir com a censura. Não vou bater palma para este tipo de coisa. Eu estou desempregado. Para ficar e bater palma pra censura, eu prefiro cair fora.

Quem assume é secretário-adjunto, José Paulo Soares Martins. Ele é ex-diretor do Instituto Gerdau e da Fundação Iberê Camargo, além de ter comandado a Sefic (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura) do extinto Ministério da Cultura durante a gestão de Marcelo Calero.

Durante sua gestão, o Instituto Gerdau colaborou e financiou a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre, entre outras iniciativas culturais importantes. Em entrevista, afirmou que é um ex-hippie : “achava que ia mudar o mundo. Até levava jeito: magrinho, de cabelo comprido, andando de macacão para lá e para cá. Não fizemos grandes mudanças nesse período todo, acho até que atrapalhamos um pouco a vida do mundo”.

Foto em destaque Janine Moraes/MinC

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: