Notícias

Dia da Mulher: Viva Tia Maria do Jongo!

Maria de Lourdes Mendes, conhecida como Tia Maria do Jongo é filha e neta de escravos. O sobrenome artístico veio do ritmo que ela luta para manter vivo há quase um século. Do alto de seus 98 anos, continua trabalhando pelo jongo e pela cultura popular.

Filha de músicos vindos de Minas Gerais para o Morro da Serrinha, na Zona Norte carioca, cresceu em meio à festas no quintal de casa. Ainda criança gostava de acompanhar as rodas de Jongo, espiando por um buraco na parede. Por tradição, o jongo deveria ser dançado somente por idosos.

Isso começou a mudar na década de 60, quando a morte de velhos jongueiros começou a ameaçar as rodas de jongo. Quebrou-se assim o tabu que impedia as crianças de participar.

Tia Maria do Jongo brincando neste carnaval.

Para a BBC Brasil, Tia Maria do Jongo afirmou que cresceu ouvindo sua avó contar histórias da época da escravidão.

“Ela sempre contava que o jongo veio da África, que os escravos dançavam na senzala”, lembra.

“E explicava que o jongo é um afro, não é religião. Aqui pode dançar evangélico, católico, macumbeiro, quem quiser”, diz.

O Jongo

O Jongo é uma dança de roda de origem africana, mas especificamente da região do Congo-Angola. É sempre acompanhado de tambores e cantos, muitas vezes cifrados.

A ONG Jongo da serrinha afirma: “os pontos do jongo têm linguagem metafórica cifrada, exigindo muita experiência para decifrar seus significados. Os jongueiros eram verdadeiros poetas-feiticeiros, que se desafiavam nas rodas de jongo para disputar sabedoria. Com o poder das palavras e uma forte concentração, buscavam encantar o outro por meio da poesia do ponto de jongo.”

O jongo é reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Na imagem, Tia Maria do Jongo em foto 3×4 tirada em 1958 – Acervo Jongo da Serrinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: