Notícias

Michele Bolsonaro não quer obras de arte católicas no Palácio da Alvorada

Residência oficial do presidente da república, o Palácio da Alvorada deixará de abrigar obras de arte com imagens da simbologia católica após a posse de Jair Bolsonaro. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, cinco peças de simbologia católica serão transferidas para o Palácio do Jaburu.

Segundo relatos feitos à Folha de São Paulo por três funcionários do Palácio do Planalto, a transferência ocorrerá após a futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ter demonstrado um desejo na retirada das obras. Ela teria perguntado se seria possível que as obras deixassem o Palácio da Alvorada.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República, ou seja, um prédio público com funções administrativas. A residência oficial incorpora obras de arte de valor histórico em seu acervo, contando inclusive com equipe curatorial. O Palácio da Alvorada não é apenas a residência oficial do Presidente, mas é também uma instituição cultural.

Para a Folha de São Paulo, o ex-curador da Presidência da República Rogério Carvalho afirma que é natural que o novo presidente faça mudanças na área privativa, cujo acesso não é público. “Mas, na parte pública, o ideal é que as peças de arte sejam mantidas para preservar a leitura histórica”, argumentou.

Michele Bolsonaro frequenta a igreja evangélica Batista Atitude, que defende que esculturas de santos não devem ser adoradas. Mas o objetivo da aquisição dessas obras por parte do Palácio não é religioso, e sim cultural. As obras passam por manutenção constante e todas representam importância histórica para o Brasil.

Este tipo de exigência só havia acontecido uma vez na história, durante a ditadura militar. O presidente Ernesto Geisel, que era luterano, pediu a retirada da pintura “Orixás”, de Djanira da Motta, que voltou ao Palácio muitos anos mais tarde a pedido da primeira-dama Ruth Cardoso, esposa de Fernando Henrique Cardoso.

Na imagem, Os Orixás, Djanira da Motta. Palácio do Planalto – Brasília/DF – foto: NosnoMundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: